Apresentação

Em vários centros ao redor do mundo, a pesquisa em Linguística Funcional tem se renovado, nas duas últimas décadas, por meio de proveitosas interfaces teórico-metodológicas, especialmente com a área da Linguística Cognitiva. Essas correntes inserem-se na chamada Abordagem Centrada no Uso (Usage-based Approach) e procuram explicar como os processos cognitivos do domínio geral (categorização, inferência, analogia etc) trabalham para moldar a gramática das línguas.

Acolhida por um bom número de pesquisadores nas universidades brasileiras, investigações sob esse paradigma têm contribuído para o avanço dos estudos da linguagem, bem como para o incremento da produção científica. Emerge, contudo, a necessidade constante de reflexão e discussão acerca de questões controversas, de troca de experiências e de socialização de pesquisas dessa natureza, com vistas a ampliar a integração científica entre diferentes vertentes do Funcionalismo e da Linguística Cognitiva.

O IV Simpósio Internacional de Linguística Funcional – IV SILF 2017 –, a ser realizado no período de 31 de maio a 02 de junho de 2017, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal/RN, visa reunir graduandos, pós-graduandos e pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior que se dedicam aos estudos linguísticos, a partir das vertentes teóricas funcionalistas e de suas interfaces.

O evento busca, do mesmo modo que as edições anteriores, propiciar um espaço para a divulgação de pesquisas e, principalmente, para a reflexão e discussão conjunta sobre diferentes objetos de investigação, particularmente os problemas de análise, as perspectivas teóricas e as metodologias de trabalho que contemplem diferentes olhares sobre como a linguagem se adapta aos objetivos comunicativos dos falantes e é guiada por diversos processos cognitivos.

O IV SILF também contribui para fortalecer a internacionalização dos programas de pós-graduação do Brasil, uma vez que envolve importantes pesquisadores estrangeiros, de centros acadêmicos de renome internacional. Para o IV SILF, está confirmada a presença de três grandes conferencistas internacionais: Carlos Gouveia (Universidade de Lisboa, Portugal), Gabriele Diewald (Universidade de Graz, Áustria) e Daniel Garcia Velasco (Universidad de Oviedo). Além desses três convidados, também já confirmaram presença alguns dos principais pesquisadores funcionalistas e/ou cognitivistas do Brasil, dentre eles, Erotilde Pezatti (UNESP/ SJRP), Maria Helena de Moura Neves (UNESP/Araraquara), Maria Maura Cezario (UFRJ), Maria Medianeira de Souza (UFPE), Mariangela Rios de Oliveira (UFF), Roberto Gomes Camacho (UNESP/SJRP) e Sebastião Carlos Leite Gonçalves (UNESP).

Anúncios